domingo, 28 de junho de 2015

CAPELAS DA FREINEDA (5)




 Capela de São José:
Estrutura que faz parte integrante da casa brasonada que outrora foi Quartel General de Lord Wellington, no lado norte da mesma, hoje pertencente à família Garcia.
 Exterior:
Capela de pequenas dimensões, de planta retangular, integra um portal em pedra trabalhada. Massa simples de volumes articulados e acentuada verticalidade, com cobertura diferenciada em telhado de quatro águas, com remate em cornija e beiral nas duas fachadas que possui. Fachadas com embasamentos e de panos delimitados por cunhais apilastrados em cantaria e envolvidos por um friso. Fachada principal de um pano, aberta por portal simples, ao centro, ladeado por duas pilastras que suportam entablamento. À esquerda da frontaria principal, sobre uma pequena parede do alpendre da casa, possui um campanário assente no cunhal. A restante fachada é rebocada e pintada a branco. A fachada principal, à direita do portal, possui uma seteira com as guardas em granito trabalhado e à esquerda do mesmo o brasão da casa. Abaixo do brasão existe uma placa comemorativa da estadia de Wellington na Freineda. O acesso à capela, pelo exterior, faz-se por dois degraus.
Interior:
É um templo com uma única nave, com cobertura em abóbada, pintada, altar em pedra, desnivelado por um degrau . O piso é composto de lajes. O altar mor já não integra um retábulo em madeira trabalhada outrora existente,  bem como o santo venerado que está na posse da família noutra habitação, que não esta de que faz parte a capela. No lado oposto ao altar mor possui uma escadaria em madeira que dá acesso ao interior da casa.




Nenhum comentário:

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...