quinta-feira, 25 de junho de 2015

CAPELAS DA FREINEDA (3)





 Capela de Sto Cristo:
Situada no lugar de Santo Cristo, serve habitualmente de casa mortuária.
 Exterior:
A capela apresenta uma estrutura  demarcada por uma planta rectilínea e uma volumetria simples : planta retangular, cobertura com telhado de duas águas. A fachada principal é em cantaria, com três cunhais salientes na base da empena , aberta por portal simples, ao centro, com duas  janelas quadradas vedadas com três colunas esculpidas em granito, com remate em empena e uma cruz latina encimando o remate da cobertura. Na parede esquerda, na esquina com a frontaria possui um campanário assente no cunhal. As restantes fachadas são em pedra com juntas preenchidas em argamassa à base de cal. A fachada do lado direito tem um anexo adossado, rebocado e pintado de branco, que serve de casa de banho e tem acesso pelo exterior.
Interior:
É um templo com uma única nave, altar em madeira, desnivelado por um degrau . O piso é composto de lages. Na parede do fundo, o altar mor integra um retábulo em madeira trabalhada e pintado a dourado onde está encrustada uma peanha ao centro,em madeira,  que suporta  o santo venerado.


Nenhum comentário:

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...