domingo, 21 de setembro de 2008

Inauguração

Como o informado no desdobrável publicado pela Câmara Municipal de Almeida, realizou-se hoje, pelas 15 horas, a inauguração do memorial a Lord Wellington, na freguesia de Freineda. Foi uma cerimónia simples mas cheia de calor humano pois o povo esteve presente em grande número. Antes da cerimónia propriamente dita, o Sr. Presidente da Câmara, Prof. António Baptista, trocou algumas palavras com os muitos amigos que possui na Freineda e com a restante população em geral.


A cerimónia começou com algumas palavras de circunstância do Sr. Presidente da Junta que referiu o motivo da nossa estada naquele Largo da Praça, que todos sabíamos, e apresentou o seguinte orador, arquitecto João Campos. Este começou por fazer um enquadramento histórico dos acontecimentos que levaram à presença do General que agora recordamos, referindo a importância do mesmo na vida das gentes desta região aquando das invasões francesas. Fez ainda uma breve referência à obra para ali esculpida aludindo o seu enquadramento físico e cultural para a localidade, frisando a sua importância na divulgação futura da localidade pela marca que vai deixar como uma das obras de relevo da escultura contemporânea.
Acabada a intervenção do Sr. arquitecto, o presidente da Junta, Vítor Faria, passou a palavra ao senhor Presidente da Câmara. O Prof. Batista começo por referir que esta escultura se enquadra numa alargada política cultural que a Câmara vem implementando no concelho e que se estende por outros locais da autarquia no que respeita às efemérides ou pessoas que as obras criadas pretendem assinalar. Assinalou também a importância do general homenageado quer para o concelho em geral, quer para a localidade em particular, e da capacidade dos locais em gerir as mais valias que esta obra nos pode trazer pelo seu valor histórico e cultural.
Finda a intervenção do Sr. Presidente da Câmara, o Sr. Presidente da Junta deu por encerrada a cerimónia, agradecendo à população a sua presença neste singelo evento.

Nenhum comentário:

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...