
Com este blog pretendo divulgar a minha aldeia, as suas actividades quotidianas, monumentos e tradições...
sábado, 30 de junho de 2007
Materiais antigos

quarta-feira, 27 de junho de 2007
"Toco" preparado para arder!
Chegados ao local onde o "toco" vai ser queimado (costumava ser no largo da praça mas o seu calcetamento e arranjo envolvente lançaram a fogueira para um largo próximo) o mesmo é coberto com a "retrama".




Finalmente, o "toco" está pronto para, lá para a noite (a de 24 de Dezembro, é claro), ser ateado pelo mordomo!
Viagem de Regresso...
Logo que a retrama fica carregada há que regressar à aldeia. A determinado momento do percurso faz-se uma pausa para juntar a caravana e chegarem todos ao mesmo tempo!
Os primeiros condutores tomam a iniciativa e escolhem o local de espera.
Os tractores vão chegando e a fila aumenta!



Momento de pausa em volta do "candeeiro"!

Dia da "Retrama"
Após ter depositado o "toco" no largo onde irá arder, é necessário ir à "retrama".
O mordomo convida os amigos e, no dia seguinte à arrancadela do "toco" toca a trabalhar.
Logo de manhã a rapaziada reúne-se no largo da praça e daí arrancam para o pinhal ou carrascal onde se irá recolher a ramagem de pinheiro ou carrasco que, previamente, havia sido cortada.
Nos tempos que correm a rapaziada já não tem que se esforçar muito. As máquinas fazem o trabalho. No entanto, o grupo reúne-se, nem que seja para comer a merenda e beber uns copos! É uma festa!
quinta-feira, 21 de junho de 2007
quarta-feira, 20 de junho de 2007
Recordando as tradições...

No Natal, na noite de Consoada é costume queimar-se o "toco".

Alguns dia antes, o mordomo convida os amigos para ajudar e lá vão todos até à regada arrancar o madeiro, geralmente freixo. Depois de arrancado, com ajuda de uma retroescavadora (que já não é tempo de trabalhar a pulso) o grande tronco é carregado num reboque e transportado para o local onde será queimado (na Freineda é atrás do Patronato).

Chegados ao local, a máquina volta a trabalhar e a depositar o "toco" no local certo. Em seguida serão descarregados vários reboques de "retrama" sobre o mesmo a fim de o ajudar a arder durante a noite.
Será uma noite dura pois o toco não poderá sobrar e, para isso, os solteiros passarão horas a picá-lo até ficar todo ardido!

Entretanto, para passar o tempo, fazem-se umas incursões às adegas a fim de provar o vinho novo.
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Uma boa ideia!
domingo, 17 de junho de 2007
sábado, 16 de junho de 2007
quinta-feira, 7 de junho de 2007
Concurso de Vinhos

Já lá vão cerca de 5 anos, talvez, desde que se realizou a 1ª prova/concurso de vinhos da Freineda. Realizou-se no Sábado de Aleluia. Foi um dia, perdão, uma tarde deveras longa e complicada. A Aricada foi das últimas a ser testada e a dar a provar a pinga. Não sei já quem ganhou. A Aricada não foi, apesar de costumar ter um vinho razoável (diria, bastante bom)!
Vamos lá ver quando se faz um novo "concurso", "prova" ou lá como queiram chamar!
Assinar:
Postagens (Atom)
Alminha do calvário
Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...

-
Como não costumo gastar toda a jeropiga que faço, após a nova vindima, é necessário limpar o pipo guardando a sobrante em garrafões. Enxagua...
-
Em vários locais da Freineda ou arredores, existem sepulturas antropomórficas. A estação é um desses locais. Eis uma delas com o respectivo ...
-
Graças à amabilidade da Mariana Estêvão, que cedeu estes retratos, podemos apreciar momentos da vida da Freineda, lá pelo ano de 1975! ...