sábado, 8 de agosto de 2015

Torre sineira da Igreja de Freineda

Torre Sineira
Torre de grandes proporções, contígua à igreja matriz, ficando-lhe a sul. Tem 4 janelas sineiras e dois grandes sinos em bronze. Em cima do segundo corpo, no rebordo acima das janelas sineiras, todos os anos as cegonhas fazem o seu ninho e criam os seus filhotes. É um traço típico de vida, que os habitantes se habituaram a respeitar e que já faz parte da moldura integral da torre. (in http://www.terralusa.net/)

 Exterior:
Estrutura de grandes dimensões, de planta quadrangular, formada por dois corpos e uma cobertura rematada por cata-vento, integra um portal em pedra trabalhada. Massa simples de volumes articulados e acentuada verticalidade, com cobertura diferenciada em zimbório, com remate em cornija em todas as fachadas. Fachadas do primeiro corpo com embasamentos e de panos delimitados por cunhais apilastrados em cantaria trabalhada. Fachadas do segundo corpo, com cornija , abertas por janelas sineiras com guardas em granito trabalhado, ladeado por cunhais  apilastrados que suportam entablamento  fechados  nos vértices, cada um com sua gárgula, por quatro pináculos sobre os cunhais . As  fachadas  são rebocadas e pintada a branco. Na primeira fachada, a nascente, possui uma pequena janela quadrangular  com os cunhais em granito trabalhado.. O acesso à torre faz-se pelo exterior,  através de um degrau.
Interior:

É uma estrutura com escadas em granito, em espiral. A base do segundo corpo e formado por lajes em granito. Neste corpo possuí uma escada em madeira que dá acesso ao interior da cúpula onde está instalado um velho relógio já desativado. O mostrador desse relógio está, no exterior, virado a sul.

Nenhum comentário:

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...