sábado, 11 de janeiro de 2014

Muros velhos & novos

Na sequência do post anterior, motivado pela descoberta de um arquivo fotográfico da Ordem dos Arquitetos sobre construções em granito no distrito da Guarda, dei comigo a pensar que, tal como em Nave de Haver, também existem ou existiram construções (casas) feitas com lanchas. Recordo algumas, não sei onde, bem com cortelhas ou muros divisórios entre propriedades dentro da povoação.
 
 
Porém, outras construções - muros - existem na Freineda em que a lancha é utilizada como material de construção. A amostra mais evidente e perfeita desta utilização das lanchas, quiçá um ex-libris deste tipo de construções, são os muros da Quinta de Stº Isidro. Dentro deste tipo de construções poderia dizer que temos ali verdadeira obra de arte.




 
Existem outros muros construídos com lanchas mas mais rústicos. As lanchas são mais pequenas e mais grossas. As restantes pedras são colocadas ao estilo do muro seco (feito com pedras soltas).



 
Também abundam muros secos na nossa folha e dentro da localidade.
 
Atualmente ainda se constroem muros secos, sem lanchas, devidamente "calçados e "acamados" por forma a aumentar a sua durabilidade e resistência.
 







Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...