sábado, 22 de maio de 2010

Trineto de Wellington visita Freineda


Cerca das 17 horas de Sexta-feira, 21 de Maio de 2010 tivemos o prazer de assistir à visita de Arthur Charles Valerian Wellesley, Marquês de Douro, trineto de Arthur Wellesley, 1° Duque de Wellington , acompanhado de sua esposa Princesa Antonia da Prússia , a fim de visitar a casa onde o seu trisavô viveu aquando do comando das tropas inglesas que lutaram contra os invasores franceses.

Os proprietários da casa, Fausto Garcia e esposa, receberam o Marquês de Douro, acompanhados de duas das suas filhas e dos elementos da Junta de Freguesia. Começaram por mostrar ao convidado o Salão Nobre da casa e os restantes aposentos onde Welington viveu, bem como documentos , fotografias e mapas alusivos à época. A visita continuou com a observação da capela e do resto da casa. O Marquês teve ainda a oportunidade de visitar a adega da casa e as cavalariças. Continuou a visita observando a casa por fora e apreciando a placa alusiva à presença de seu trisavô no local e o memorial recentemente inaugurado junto à mesma.


Em seguida foi convidado pelo presidente da Junta a dirigir-se à mesma a fim de assinar o Livro de Honra e lhe ser oferecido o galhardete da freguesia.


A visita continuou com uma passagem pela Igreja Matriz a qual foi do agrado dos presentes. Finalmente, os anfitriões convidaram o Marquês e restantes acompanhantes a subir novamente a casa a fim de tomar um Porto de Honra. Os visitantes despediram-se lamentando não poder estar mais tempo pois ainda tinha um compromisso em Ciudad Rodrigo e já se fazia tarde para o poder assumir sem grandes atrasos.


Biografia

Arthur Charles Valerian Wellesley, Marquês de Douro (19 de agosto de 1945), condecorado com a Ordem do Império Britânico, é o filho e herdeiro de Arthur Wellesley, 8° Duque de Wellington e de sua esposa, Diana McConnel.

Arthur Wellesley nasceu com o título de Conde de Mornington, na casa de repouso Princesa Christian, em Windsor, Berkshire. Ele tem três irmãos menores e uma irmã caçula.

O Marquês foi educado em Eton College e mais tarde em Christ Church, na Universidade de Oxford.

A 3 de fevereiro de 1977, ele casou-se com a Princesa Antonia da Prússia (que não usa mais seu título real), na Igreja de St. Paul, em Knightsbridge, Londres. Eles tiveram cinco filhos:

Arthur Gerald Wellesley, Conde de Mornington, nascido em 31 de janeiro de 1978.
Lady Honor Victoria Wellesley, nascida em 25 de outubro de 1979.
Lady Mary Luise Wellesley, nascida em 16 de dezembro de 1986.
Lady Charlotte Anne Wellesley, nascida em 8 de outubro de 1990.
Lorde Frederick Charles Wellesley, nascido em 30 de setembro de 1992.

Arthur foi patrono de arte britânica na Tate Gallery entre 1987 e 1990, bem como membro do Real Colégio de Arte (1992-1997). No ano de 1999, foi apontado lorde-tenente de Hampshire. No mesmo ano, recebeu a Ordem do Império Britânica por seus serviços às relações britânicas-espânicas. Em 2003, foi apontado comissionário do English Heritage. Em 1° de outubro de 2007, ocupará o cargo de presidente do conselho de King's College, a maior instituição da Universidade de Londres.

Nenhum comentário:

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...