segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Festa dos Mários

O pessoal começa a reunir-se para almoçar...
Lá fora a fogueira aquece os mais foitos...

Depois do almoço descansa-se...
Durante a tarde as carnes vão sendo cortadas...
O nosso especialista compõe os pedaços mais difíceis...
Começa a ronda das adegas em casa da Andreia...
A moda é beber uns "óleos"...
No ti Zé Leitão esperando pelos copos enquanto se ouve a acordeonista...
Sai um fado para desafiar o Rui...
No Cantinho da Paz o Paulo experimenta o seu acordeão de tábuas...
A ti Beatriz brinda com a Joana...
O fadista Carlos Tavares expõe os seus dotes vocais...
O acordeonista de tábuas ouve as instruções do Mário...
Um momento inspirado...

Decorreu a 30 de Janeiro a Festa dos MÁRIOS. Alguns Mários reuniram-se, convidaram amigos e fizeram uma festa de arromba.
A faina começou logo de manhã com a preparação do almoço. Pelas 13h 30m Mários e convidados iniciavam o repasto que constava de bucho, grelos cozidos, batata cozida com a casca. Para entrada, chouriça buchana cozida, orelha e pé de porco. A acompanhar toda esta comezaina um bom vinho caseiro entremeado com umas reservazitas que apareceram como que por acaso! De sobremesa comeu-se fruta da época.
Durante a tarde tomou-se a bica e beberam-se mais uns copos enquanto se ia cortando o porco que o Zé Nel ofereceu aos Mários para o jantar.

Pelas 16h 30m chegou a acordeonista que, logo que instalou a aparelhagem, arrancou com o pessoal para a Volta das Adegas. A caminhada decorreu até às 20 horas e não continuou porque a hora de jantar era chegada.

O jantar constou de bácoro grelhado acompanhado de arroz de feijão e tinto da região. Pelas 22 horas teve início o Baile que durou até às 3 da manhã e teve direito a sessão de fados! Festa cansativa mas compensadora, sem dúvida!
(mais fotos logo que possível)

4 comentários:

CJMTavares disse...

Para não variar!! mais um comentário.
É sempre com prazer que o faço, desde que contribua para o enriquecimento do blogue "Aricada".
Alguém uma vez me disse que o pessoal da Freineda só aparecia no blogue, a comer e beber.
Poderá ter alguma verdade mas festas são festas e não há volta a dar.Alegria e convivência é salutar. Assim sendo, vamos a elas.

Sempre ao dispôr.

Carlos Tavares

ARICADA MAN disse...

Pois é , Carlos!
Vale mas haver festas, sejam elas quais forem, que andar numa pasmaceira onde nada acontece, nem festas!
Ou então será culpa do administrador que não encontra nada mais que publicar!
Um abraço
José Ferreira

Anônimo disse...

Realmente o administrador só aparece quando lhe convém e onde lhe convém, mas dou os parabéns ao Tavares pela sua elegante presença em palco e sua camaradagem com toda a gente, sem fazer destinções e sua excelente Esposa, assim como outros desta nossa Terra. Quanto ao comentário de só aparecerem a comer e beber é problema de cada um, quem não gosta, não abra a página, mas a mesma pessoa me disse que foi numa de brincadeira quando eu chamei atenção, pois também ouvi e não gostei. Tenho pena de não ter sido convidado!!! mas seria por lapso. Um abraço e viva a nossa Freineda.

CJMTavares disse...

Sr. Anónimo
Antes de mais, não faço ideia quem você é, mas agradeço imenso o elogio que me deu, pois não é todos os dias que acontece. Agora esta de ter ouvido a conversa de que o pessoal da Freineda só aparecer no blogue a comer e beber!!!, está realmente a deixar-me a pensar. Será um caso de polícia para investigar? Este episódio já tem bastante tempo. Sabe onde foi?
Já agora, não tenha receio de se identificar e comentar.Tudo isto também e conviver.
Cumprimentos:
Sempre ao dispôr
Carlos Tavares

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...