sexta-feira, 3 de julho de 2015

CAPELAS DA FREINEDA






 Capela de Sta Eufémia:
Esta ermida fica situada no Largo de St.ª Eufémia, um amplo recinto onde se ergue também, quase a pegar, a capelinha de Nossa Senhora de Lurdes e vários outros equipamentos.
É uma capela de grandes dimensões, com uma frontaria em que a porta e a janela superior, todas em pedra, são bem trabalhadas. Lateralmente, duas pequenas janelas tipo ogiva, são igualmente de pedra e com um desenho simétrico interessante.
Esta ermida é a “Casa da Santa”, em honra de quem se faz a festa principal. (in http://www.terralusa.net/)

 Exterior:
Capela de grandes dimensões, de planta retangular, integra um portal em pedra trabalhada encimada por uma cruz latina. Massa simples de volumes articulados e acentuada verticalidade, com cobertura diferenciada em telhado de duas águas, com remate em cornija e beiral em todas as fachadas. Fachadas com embasamentos e de panos delimitados por cunhais apilastrados em cantaria trabalhada. Fachada principal de um pano, com cornija em curva, aberta por portal simples, ao centro, ladeado por duas pilastras que suportam entablamento e sobre o qual se abre um janelão de igual perfil ao portal com guardas em cantaria trabalhada, protegido por grades de ferro; ambos apresentam remate em frontão triangular recortado, fechada no vértice por cruz pétrea e dois pináculos sobre os cunhais. Na fachada à direita da frontaria principal, sobre o beirado  possui um campanário. As  fachada são rebocadas e pintada a branco. Na fachada principal, aos lados do portal, possui dois óculos quadrilobados  com os cunhais em granito trabalhado.. O acesso à capela,pelo exterior, faz-se através de um logradouro calcetado em cubos de granito tendo ao centro um lajeado em granito polido para que os peregrinos possam cumprir promessas de joelhos ou descalços. Na fachada do lado direito possui um portal simples, menor que o principal, ladeado por duas pilastras em granito trabalhado sobre o qual se encontra uma janela rectangular com guardas em granito trabalhado e protegida por grade de ferro e à direita deste uma janela com guardas em cantaria trabalhada. Na fachada lateral esquerda, ao fundo, tem um corpo adossado, com telhado de uma água, de estrutura semelhante ao corpo principal, um portal simples em granito trabalhado, que corresponde à sacristia e duas janelas com guardas em granito trabalhado e grades de ferro para proteger, uma a norte e outra a nascente..
Interior:
É um templo com uma única nave e altar mor, com cobertura em abóbada, pintada, altar em pedra, diferenciado da nave por um degrau e dividida por arco triunfal. O piso é composto de lajes. O altar mor  integra um retábulo em madeira trabalhada e pintado a dourado onde está incrustada uma peanha ao centro,em madeira,  que suporta  a santa venerada. Na ala esquerda destaca-se um púlpito em pedra, situado a meio da nave. Na sacristia destaca-se um lavatório em pedra.

Nenhum comentário:

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...