sábado, 29 de março de 2014

IX FESTA DO BUCHO E OUTROS SABORES EM FREINEDA



Decorreu no passado dia 16 de Março de 2014 a IX edição da Festa do Bucho e Outros Sabores, em Freineda. Coincidindo a data da sua realização com a feira mensal, esta edição foi a que teve mais sucesso quer em número de feirantes, quer em participantes em geral ou comensais em particular que atingiu  quase o número de 600.

O dia começou cedo com a chegada dos feirantes que foram armando as tendas nos locais habituais e dos artesãos que se foram instalando nos alpendres que lhes foram atribuídos pela organização. Entretanto, o Álvaro Pessoa e o seu “Grupo de Pifaradas e Zambuadas” começaram a atuação criando um ambiente de festa e grande animação. Os populares foram chegando pois o dia prometia ser grande e divertido. Os membros da Confraria Gastronómica dos Aromas e Sabores Raianos foram aparecendo e animando a festa com os seus trajes coloridos e animada galhofa na perspetiva de um dia bem passado, cheio de aromas, sabores e cores deste evento que prometia ficar na memória. No “restaurante” da Comissão de Festas de Stª Eufémia a azáfama era enorme na preparação e últimos retoques do almoço do bucho. Os mordomos e seus ajudantes dividiam-se nas tarefas a executar: uns cozinhavam a refeição propriamente dita, outros preparavam a mesa das entradas, outros a das sobremesas, outros colocavam os últimos talheres e guardanapos…. Enfim, um múltiplo conjunto de ações necessárias para que tudo decorresse na perfeição.

Pelas 10h 30m decorreu a eucaristia que, por ser dia 16, se celebrou na Capela de Stª Eufémia. Entretanto foi acudindo o GRAMA (Grupo de Recreadores Históricos do Município de Almeida) que se deslocou ao Largo da igreja de Freineda a fim de, pelas 12 horas, executar uma Cerimonia evocativa das Guerras Peninsulares com homenagem ao Duque de Wellington e Ordem Unida, coincidente com o fim da 2ª etapa do Raid do Bucho e Outros Sabores que se desloca habitualmente à nossa freguesia para participar na festa e provar a iguaria que tem sido o motivo da mesma.

Cerca das 13 horas deu-se início ao almoço com a degustação das entradas de chouriça, farinheira, morcela, presunto, requeijão, queijo fresco, queijo curado, entre outros acepipes, que satisfizeram os primeiros apetites. Feito o gosto ao palato, os comensais dirigiram-se ao “restaurante” que depressa encheu e obrigou muitos participantes a esperar pela segunda mesa. O bucho estava muito bom e muita gente até repetiu o prato pela terceira vez! As sobremesas habituais estavam deliciosas, comendo cada um quantas quisesse! A refeição não ficou completa sem o café da praxe e os licores e aguarentes que abundavam em quantidade e variedade.

Enquanto as pessoas se espalhavam pelo recinto da festa conversando e passeando para ajudar na digestão, o Grupo de Teatro Encenarte da Associação D. C. de Alfarazes preparava o cenário para, pelas 15h e 30m apesentar a peça de teatro “Um morto Muito Vivo” onde nos foi possível apreciar o talento de jovens atores.

Foi sem dúvida a melhor Festa do Bucho e Outros Sabores da Freineda em que a mesma foi capital, por um dia, deste delicioso manjar.

































 

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa festa deve ter sido o maximo uma freinedense com muitas saudades

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...