sábado, 4 de agosto de 2007

Dia de Arranca de Batatas







Logo de manhã, pelas 6 horas, o pessoal junta-se na horta.
Agora já não é como antigamente em que os homens preparavam as enxadas no dia anterior, colocando-a de molho para não falhar, e tiravam do corpo o trabalho de as soltar da terra!


O lavrador pega no seu tractor e vai lavrando com os arados na terra onde as batatas foram criadas. As mulheres vão apanhando: umas escolhem a semente, outras as grossas e outras as miúdas. Quando as sacas ficam cheias, os homens que participam nesta actividade atam-nas e marcam as mesmas com uma couve, folha de beterraba ou outro vegetal para, à chegada à tulha, as distinguir e não misturar.


Após quatro ou cinco voltas à terra, deixa-se de procurar batatas e os homens carregam as sacas no tractor, enfeitando o melhor possível o reboque para, no caminho de casa, fazer boa figuram perante os restantes habitantes da terra. Ninguém quer deixar de levar um bom carrego para casa.


- Ó Manel, então as batatas eram boas?


- Eram 7 e 6 , meu tio!


Nenhum comentário:

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...