segunda-feira, 30 de abril de 2007

A MATANÇA DO PORCO

A matança do porco começa com a sua retirada da cortelha. Isto é feito por dois ou três destemido que lá entram para o agarrar pelas orelhas e trazer para fora. Se tudo correr bem e não houver "tourada" (ás vezes, os ajudantes que estão fora à espera, não conseguem agarrar o porco e os destemidos das orelhas andam por ali aos saltos agarrados às mesmas e os restantes atás deles) o porco é colocado no banco para ser morto.




Depois de o matador espetar a faca na garganta do porco, que previamente foi agarrado por cinco ou seis valentes, iniciou-se a limpeza do mesmo queimando-lhe o pêlo com palha ou com um maçarico.



A última fase da limpeza consiste em raspar todo o porco com facas bem afiadas a fim de lhe retirar os últimos pêlos que a palha ou o maçarico não conseguiram queimar. Antes disso foi devidamente esfregado, lavado e raspado com pedras para lhe ser retirado o negro da queimadela do pêlo.

Enquanto uns acabam de limpar o porco outros cortam o umbigo para fritar ou limpam os túbaros do porco com os quais se faz um belo petisco!


Depois de limpo, o porco é pendurado e o matador passa a abri-lo a fim de lhe tirar as tripas as quais, depois de devidamente escolhida e lavadas, vão servir para fazer as morcelas e as chouriças de carne e buchanas.




Este porco tinha cá um bucho (bexiga)!



Para acabar o serviço retiram-se os "bofes" (pulmões), o coração e as banhas.



Finalmente, podemos comer o umbigo do porco que antes havia sido cortado do mesmo e que depois foi preparado pelas cozinheiras!

Estas fotografias já têm cerca de 15 anos e alguns dos fotografados já não fazem parte do nosso convívio diário. Pai, tio Leonel e primo Requeto, onde quer que estejais (e creio que estais bem), um grande abraço!

Um comentário:

Anônimo disse...

O bucho não é a bexiga,
o bucho é o estomago do animal

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...