sexta-feira, 30 de março de 2007

VAMOS "FAZER O PÉ"!!!





Perguntarão 0s menos habituados a estas lidas, o que é "fazer o pé"?

Pois bem, consiste em apertar o bagaço (engaços e bagos das uvas que restam após tirar o vinho do lagar e guardá-lo nos pipos) por forma a espremer-lhe a maior quantidade de vinho possível para o poder guardar, sem ar e sem luz, e levá-lo, algumas semanas depois, para o alambique onde se irá fazer a aguardente.

Este trabalho faz-se colocando, pouco a pouco, lentamente e apertando com as mãos, o bagaço em volta dum fuso. Este já existe fixo no lagar ou foi lá colocado propositadamente para "fazer o pé". Pouco a pouco, os homens vão fazendo uma espécie de cilindro de bagaço em volta do fuso. Quando todo o bagaço está colocado e começa a ficar algo escorrido, coloca-se a prensa para o apertar.

Além do fuso, a prensa é formada por uma "tábua" circular, vários barrotes que são colocados alternadamente, dois a dois, de forma perpendicular e por uma peça, em ferro fundido, a qual roda no fuso e mantém a prensa sob tensão. Esta peça é apertada por três homens até que o bagaço "diga que não"! As fotos mostram os nossos "velhos" instrutores para os quais vai o nosso bem haja por tudo o que nos ensinaram!

Nenhum comentário:

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...