sábado, 18 de outubro de 2008

Hoje fomos ao Toco!"

Toca a escavar nas raizes
A queda do freixo
Carregando a retrama...
Os "sapadores" em acção...
AS "retros" carregam 10 toneladas de madeira
O início do transporte, rumo à Freineda
Começam os problemas com os fios de telefone
Foi necessário introduzir o toco pelo Chão do Carreiro
Um toque final para ajeitar o Toco
O almoço merecido dos "sapadores" e afins

Já começa a cheirar a Natal. O mordomo do Menino, o Rafael, foi buscar o freixo que o Joaquim Rodrigues lhe ofereceu. Foi uma grande aventura. Ficam os primeiros retratos! Mais logo publicarei outros que completam esta pequena/grande aventura.
Para ver mais imagens clicar aqui!

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Recordando...a chegada de Lord Wellington à Freineda

Dia de "fazer o pé"

Este ano a colheita foi tão fraca (pr'aí uns 200 litros) que nem me deu para tirar uns retratos da vindima. No entanto, ainda deu para tirar dois ou três da feitura do pé. Os mesmos doidos de sempre, as novas técnicas de sempre e uns copos para não variar!

Caras de Bacalhau

Na Quarta - feira a festa continuou com uma jantarada cde caras de bacalhau acompanhadas de nabiças, batata, nabo e cebola cozida! Foi cá uma petiscada! E tudo muito saudável! Escusado será dizer que a boa pinga, bom queijo, um bolinho e uma fruta tropical não faltaram na ementa!

Ensopado Borrego


Na Terça - feira a Festa das vindimas continuou com um ensopado de borrego! Estava muito bom e o cozinheiro está de parabéns. Era o Amilcar Morgado.

Festa das Vindimas

Realizou-se no passado Domingo, 5 de Outubro, a Festa das Vindimas. Decorreu no Cantinho da Paz e constou, essencialmente, de duas refeições. Ao almoço comeu-se uma deliciosa caldeirada de peixe e, pela noite, jantou-se um saboroso borrego guizado com batatas com a pele. Durante a tarde os convivas passearam pela Freineda e foram visitando as adegas que ainda têm umas gotas de vinho!
Não é possível apresentar retratos do evento pois este vosso humilde servidor deslocou-se a Leixões para ver o jogo dos Juvenis B do Sporting Club de Vilar Formoso.
Durante a semana seguinte a festa continuou. Na Segunda - feira foi dia de descanso. Afesta continuou na Terça com um ensopado de borrego, umas caras de bacalhau na Quarta, um arroz de lebre na Quinta e um umbigo de porco na Sexta. E no Sábado, já não me lembro!

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

O "Refúgio"

Em Matosinhos os freinedenses Lurdes Silva e Eduardo receberam-nos no seu Snak-Bar e serviram-nos um almoço digno de reis. Foram fantásticos, abdicando do seu dia de descanso para nos servir. Os verdadeiros filhos da terra vão existindo por todo o lado. Esta ida a Matosinhos foi motivada pelo apoio que pais e amigos quiseram dar aos Juvenis do Sporting de Vilar Formoso que jogaram com o Leixões.

sábado, 4 de outubro de 2008

Vindima

Foi tão movimentada a vindima deste ano que nem consegui tirar uns retratos!
A colheita foi abundante: foram só 7 bidons ...vazios e 3 mal cheios! Enfim, uma fartazana!

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...