quarta-feira, 28 de maio de 2008

Onde será?

Numa pesquisa sobre a Freineda encontrei esta e outras imagens. Onde será esta adega?

domingo, 18 de maio de 2008

Vitor Simões oferece borrego!


Ontem foi dia de borrego no Cantinho da Paz. O Vitor quis agradecer a disponibilidade manifestada por alguns amigos em ajudar no parto da Vaquinha Ligeira. Além disso tivemos a revelação de um novo parteiro na Freineda que, de uma forma muito profissional, se mostrou peça fundamental no dito serviço: o Rui Guerra!

sábado, 17 de maio de 2008

Jantar de amigos



Mais uma vez o nosso amigo Horácio nos brindou com os seus dotes culinários. Desta vez foi um javali guisado com batatas com casca. Para sobremesa queijo com marmelada feita pelo próprio. Tacho onde o Horácio meta o dedo é pitéu certo com toda a certeza!

domingo, 4 de maio de 2008

Domingo de passeio pelas encostas do Côa







Foi bom andar pelo campo, nas encostas do Côa. Começar por descer até à Tapada da Tranca, onde se respira ar puro, se sente a Primavera a brotar, os ribeiros a correr, continuar a descer até ao Côa, passando pela linha de caminhos de ferro, atravessar as pastagens onde se alimenta o gado bovino na sua calma pachorrenta, cruzar porteiras americanas que travam o gado e nos deixam passar a nós, ver ao longe o Paraizal e Castelo Mendo, observar a barragem do Porto de S. Miguel, as poldras que atravessam as águas límpidas e puras do Côa, enfim, mergulhar na natureza que temos por cáe tão pouco explorada está! Ficam os retratos!

O burreco do Zé Mocho

O barroco da Tapada da Tranca

Tapada da Tranca

O barroco da Tapada da Tranca
A casa
A horta do Zé
A lareira
O pinheiro de estimação do Zé
O burreco do Zé

A Tapada da Tranca é a propriedade do Zé Mocho. Situa-se na encosta do Côa a meio do Caminho da Telha. O Zé é um exemplo de vida simples mas com valor, como diz o Rui Guerra. É um exemplo daquilo que todos nós deveríamos ser. Ele consegue viver com o essencial, sem grandes confortos nem grandes ambições. Vive rodeado de uma paisagem deslumbrante com destaque para o famoso barroco, todo ele especial e enorme. Se todos vivessemos assim, talvez o mundo fosse melhor!

Sociedade Avícola da Raia S. A.



Mais uma sociedade empresarial foi constituida na Freineda. Um aviário de patos. Começos com 16 patos e pensam chegar aos 5000. A empresa é constituída por três sócios: Rui, Mário e Edgar.

O capital social inicial foi de 21 euros. O Rui é o engenheiro rsponsável pela saúde dos animais e o Edgar e o Mário os tratadores. e^speremos 3 meses para ver se os patos ficam criados e...

Cantinho da paz

o ofertante
os assadores (falto eu)
Gonçalves
Aspecto do grupo
O anfitrião
Rui e Zé António

Mais uma tainada no Cantinho da paz. Desta vez foi o senhor Vitor Estevão que ofereceu o borrego, prometido há já algum tempo. Estava muito bom! Parece que quando os borregos não apanham chuva, só se alimentam do leite da mãe e de alguma palha, ficam deliciosos! Era o caso.

Ficam os retratos possíveis pois a máquina pregou a partida (ou o retratista) e sairam muitas tremidas!

sexta-feira, 2 de maio de 2008

Homem desfeito per comboio na Linha da Beira Alta

PJ foi encarregue de descobrir quem era e o que fazia junto ao apeadeiro da Freineda

Continua por identificar o homem que, na tarde de quarta-feira, foi colhido mortalemente por um comboio de mercadorias na Linha da Beira Alta, nas proximidades do apeadeiro de Freineda, já no concelho de Almeida.

«Não se sabe nada daquela pessoa, porque foi impossível fazer uma identificação dado o corpo ter ficado literalmente desfeito. No entanto, no local, a GNR terá encontrado um cartão que dizia "Sou mudo" e a referência Aveiro», disse João Teixeira. Pormenores que a PJ, chamada ao local, está a investigar para descobrir a identidade da vítima. O comandante dos Bombeiros de Almeida adiantou que, segundo o maquinista da composição, o indivíduo caminhava ao longo da via e não terá ouvido o comboio, «apesar de ter apitado várias vezes». De acordo com João Teixeira, o acidente ocorreu cerca das 16h30, tendo a circulação na via estado condicionada até perto das 20 horas. «O que restou do cadáver só foi retirado do local às 19h45», acrescentou.

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...