quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Estudantes de Peso da Régua na Freineda!

(O grupo era maior mas só estes estavam prontos para o retrato!)

Tivemos hoje o prazer da visita de duas turmas, 11º e 12º anos, da Escola Secundária João de Araujo Correia, de Peso da Régua.

Era um grupo de cerca de 40 alunos e três professores, muito divertido e simpático que, me parece, gostaram de visitar a nossa aldeia. Chegaram cerca das 18 horas, vindos de uma Visita de Estudo às Aldeias Históricas do nosso distrito. Após uma pequena visita a alguns locais da aldeia dirigiram-se para o Patornato da Sagrada Família onde os esperava uma saborosa grelhada mista, bebidas variadas e fruta diversa.

Depois do jantar foi tempo de passear um pouco pelas ruas da Freineda, sem antes não deixar de tomar o respectivo café na sede da Associação local.

Antes de partir, os nossoa amigos estudantes de Peso da Régua, acompanhados por alguns professores, entre eles o nosso conterrâneo António Marcos Tavares, quiseram despedir-se brindando-nos com um bonito poema, fruto da inspiração do momento mas digno de aplauso pela sua qualidade e beleza.

O Poema

Freineda
Acolheste-nos de bom grado
Terra hospitaleira
O nosso muito obrigado.

Obrigado pelas febras
Pela água colorida
Foi um jantar de sonho
O melhor desta vida .

Estamos cheios a abarrotar
Desta carne, destas febras
Estamos todos a inchar .

Tudo estava maravilhoso
Muito bom e saboroso
Este cheiro a febrinhas
Dá asa ao estômago glorioso.

Obrigado mais uma vez
Por nos encherem o bandulho
Com esta comidinha
Desculpem lá pelo barulho.

Já estamos a ir embora
Para casa, para o nosso forte
Deixamo-vos a loiça!
Adeus e boa sorte!

(Poema da autoria de alguns dos alunos visitantes)

Visita à ARICADA


Como não podia deixar de ser, tivemos que levar estes amigos à Aricada, que mais não seja, para alguns provarem a jeropiga!

domingo, 17 de fevereiro de 2008

A minha prima Mariana




A Mariana não queria ficar no retrato mas eu consegui apanhá-la!

Dia 16 na Freineda!


Os dias 16 são feriado local na Freineda. Temos que ir sempre à feira para beber uns copos e almoçar. Não podemos deixar acabar a nossa Feira Mensal. Não se esqueça, amigo Freinedense ou da Freineda: é necessário rumar todos os dias 16 até à Freineda! Sem dúvida que que vai gostar de conviver com os frequentadores deste evento mensal!

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Carnaval 08


Hoje foi dia de almoço entre amigos. No Domingo de Carnaval um grupo de amigos das Batocas e da Freineda costumam reunir-se em Ciudad Rodrigo para almoçar e correr o entrudo. Hoje, como foi um dia de chuva, o almoço foi transferido para a quinta do Jordão. Tivemos a honra de contar com a presença dos Juvenis do Sporting Club de Vilar Formoso, futuros campeões. Ficam os retratos do evento!

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...