domingo, 27 de janeiro de 2008

Baile dos Solteiros






Decorreu ontem mais um Baile dos Solteiros. Apesar de a evolução destas festas ter sido para baixo, a rapaziada não baixou os braços e lá avançou para a realização de mais um baile. Esteve muito bem. AS entradas foram fartas, o jantar primou pela inovação com a apresentação de uma carne de porco à alentejana, caldo verde, salada de frutas, aletria, sumo e vinho que baste. Seguiu-se o baile que foi bastante concorrido ! Já não acontecia um assim faz algum tempo!

Ficam algumas fotos, de pouca qualidade, que me foi possível tirar.

sábado, 19 de janeiro de 2008

Festa dos Mários


Foi criada hoje a Agremiação dos "Mários". Numa confraternização no Cantinho da Paz, um grupo de Mários deu origem à instituição atrás referida. Fica a acta de instalação (cópia, é claro) e as fotos do grupo fundador e de alguns amigos, testemunhas da criação desta festa. Por coincidência, a Agremiação dos "Mários foi criada precisamente no dia de S. Mário.




AGREMIAÇÃO dos "MÁRIOS"

Aos dezanove dias do mês de Janeiro de dois mil e oito, aproveitando a confraternização com um grupo de amigos comuns,reuniram no "Cantinho da Paz", sita em Travessa das Casas Novas, da freguesia da Freineda, concelho de Almeida, os seguintes cidadãos com o nome "Mário", para instituir, nesse dia, de uma forma oficial, a "Agremiação" dos "Mários":

Mário Pereira Lourenço

Mário Ferreira Rodrigues

Mário Fernandes Martinho

Mário Figueiredo Rocha

Esta reunião tornou claro que o objectivo desta "agremiação" é:

  1. Promover a camaradagem e o convívio em geral e o dos "Mários" em particular;
  2. Promover e realizar a Festa dos Mários anualmente, de acordo com os padrões definidos; em cada ano;
  3. Nomear os mordomos para a realização desta festa, os quais suportarão as despesas inerentes;
  4. Promover a concórdia e a paz entre os seus membros e na freguesia em geral;

  5. Zelar pela dignificação do nome "Mário" e defender os membros da "agremiação" como sendo carne da carne de cada um;
  6. Promover a extensão destes princípios à sociedade;
  7. Chamar a esta "agremiação todos os cidadãos de nome "Mário", incutindo-lhes estes princípios e responsabilidades;

Para constar e os devidos efeitos se lavrou esta acta de criação da "agremiação", a qual vai ser assinada por todos os "Mários" presentes.

Festa da Carroça?

Este video não corresponde à nossa Festa da Carroça mas podia perfeitamente ser! E, parece-me, não estamos longe de de ter algo assim! Se calhar já foi melhor! Só necessitávamos de uma carroça como esta!

Video descaradamente roubado do blog do Amigo Piri

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

MONTARIA



Realizou-se hoje a primeira Montaria do Clube de Caça e Pesca da Freineda.

Começou logo pela manhã, cerca das 9 horas, com a merenda e distribuição das "portas". Colocados os caçadores na sua posição sorteada, deu-se início à dita. O tempo não ajudou pois choveu e fazia vento. Para quem teve que estar parado na porta, à espera de que não tinha prometido de vir, não foi pêra doce. O dia foi correndo e, apesar de se terem visto alguns javalis, apenas se matou um animal.

Pelas três horas os cerca de 90 participantes juntaram-se na sede da associação de Caça e Pesca para compensar o esforço despendido com um belo almoço. Esta parte do dia foi quase a melhor pois retemperaram-se as forças, saboreou-se a bela pinga e, por fim, nem sequer faltou o bom bagacinho caseiro.

Esperemos que para a próxima a sorte seja maior e se cacem mais uns bichitos!

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...