sábado, 30 de junho de 2007

Materiais antigos

Na ARICADA utilizam-se, preferencialmente, materiais antigos para conservar ou manipular o vinho: pipos em madeira de carvalho ou castanho, vasilhas em vidro, forradas a vime, medidas de capacidade (litro) ou coadores em alumínio e até o velho martelo para colocar as torneira, em madeira. Infelizmente, o funil é de plástico, que os de latão são demasiado grossos para entrar no garrafão. Prometo que vou arranjar um em inox ou alumínio para não destoar! Se ainda fosse benfiquista (não tenho nada contra eles)... render-me-ia às modernices do plástico!

quarta-feira, 27 de junho de 2007

"Toco" preparado para arder!

Chegados ao local onde o "toco" vai ser queimado (costumava ser no largo da praça mas o seu calcetamento e arranjo envolvente lançaram a fogueira para um largo próximo) o mesmo é coberto com a "retrama".
Mais uma vez as máquinas fazem, em poucos minutos, o trabalho de horas que os rapazes fariam à mão!
O braço da máquina empurra as ramagens e deixa-as em local ideal para arderem.
O monte de lenha atinge uma altura considerável!
O ti Manulo, como um dos homens mais velhos e experientes, não deixa de fazer a sua vistoria!
Finalmente, o "toco" está pronto para, lá para a noite (a de 24 de Dezembro, é claro), ser ateado pelo mordomo!

Chegada

À chegada á Freineda nova pausa para retemperar a sede junto à ARICADA!

Viagem de Regresso...




Logo que a retrama fica carregada há que regressar à aldeia. A determinado momento do percurso faz-se uma pausa para juntar a caravana e chegarem todos ao mesmo tempo! Os primeiros condutores tomam a iniciativa e escolhem o local de espera.
Os tractores vão chegando e a fila aumenta!

Momento de pausa em volta do "candeeiro"!

Após o reencontro de todos os meios de transporte o pessoal aproveita para molhar a boca e cada um regressa ao seu meio de transporte!

Dia da "Retrama"

Após ter depositado o "toco" no largo onde irá arder, é necessário ir à "retrama".
O mordomo convida os amigos e, no dia seguinte à arrancadela do "toco" toca a trabalhar.
Logo de manhã a rapaziada reúne-se no largo da praça e daí arrancam para o pinhal ou carrascal onde se irá recolher a ramagem de pinheiro ou carrasco que, previamente, havia sido cortada.
Nos tempos que correm a rapaziada já não tem que se esforçar muito. As máquinas fazem o trabalho. No entanto, o grupo reúne-se, nem que seja para comer a merenda e beber uns copos! É uma festa!
As maquinas com braço telescópico e os camiões poupam os braços dos rapazes!
Após o carregamento da retrama há que pensar em regressar à aldeia!
Os tractores são um dos meios de transporte mais utilizados!
Até o nosso Jorge faz questão de ajudar conduzindo o tractor do seu "empregado"!

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Recordando as tradições...


No Natal, na noite de Consoada é costume queimar-se o "toco".

Alguns dia antes, o mordomo convida os amigos para ajudar e lá vão todos até à regada arrancar o madeiro, geralmente freixo. Depois de arrancado, com ajuda de uma retroescavadora (que já não é tempo de trabalhar a pulso) o grande tronco é carregado num reboque e transportado para o local onde será queimado (na Freineda é atrás do Patronato).

Chegados ao local, a máquina volta a trabalhar e a depositar o "toco" no local certo. Em seguida serão descarregados vários reboques de "retrama" sobre o mesmo a fim de o ajudar a arder durante a noite.
Será uma noite dura pois o toco não poderá sobrar e, para isso, os solteiros passarão horas a picá-lo até ficar todo ardido!

Entretanto, para passar o tempo, fazem-se umas incursões às adegas a fim de provar o vinho novo.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

Uma boa ideia!



A Junta de Freguesia de Freineda resolveu adquirir um burro para poder facultar aos visitantes e naturais desta localidade uns bons passeios de burro. Por outro lado, o animal poderá servir de meio de transporte para as ferramentas e funcionário da Junta nas suas actividades diárias.

sábado, 16 de junho de 2007

Foi um final de campanha à maneira!




Não é todos os dias que um agricultor brinda os amigos com uma bela grelhada de vitela no final da campanha da recolha dos fardos!

Adivinhem quem organizou e ofereceu esta bela grelhada em plema praça, à sombra do "Ólimo"?

Ficam as fotos para recordar...

quinta-feira, 7 de junho de 2007

Concurso de Vinhos


Já lá vão cerca de 5 anos, talvez, desde que se realizou a 1ª prova/concurso de vinhos da Freineda. Realizou-se no Sábado de Aleluia. Foi um dia, perdão, uma tarde deveras longa e complicada. A Aricada foi das últimas a ser testada e a dar a provar a pinga. Não sei já quem ganhou. A Aricada não foi, apesar de costumar ter um vinho razoável (diria, bastante bom)!

Vamos lá ver quando se faz um novo "concurso", "prova" ou lá como queiram chamar!

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...