segunda-feira, 30 de abril de 2007

A MATANÇA DO PORCO

A matança do porco começa com a sua retirada da cortelha. Isto é feito por dois ou três destemido que lá entram para o agarrar pelas orelhas e trazer para fora. Se tudo correr bem e não houver "tourada" (ás vezes, os ajudantes que estão fora à espera, não conseguem agarrar o porco e os destemidos das orelhas andam por ali aos saltos agarrados às mesmas e os restantes atás deles) o porco é colocado no banco para ser morto.




Depois de o matador espetar a faca na garganta do porco, que previamente foi agarrado por cinco ou seis valentes, iniciou-se a limpeza do mesmo queimando-lhe o pêlo com palha ou com um maçarico.



A última fase da limpeza consiste em raspar todo o porco com facas bem afiadas a fim de lhe retirar os últimos pêlos que a palha ou o maçarico não conseguiram queimar. Antes disso foi devidamente esfregado, lavado e raspado com pedras para lhe ser retirado o negro da queimadela do pêlo.

Enquanto uns acabam de limpar o porco outros cortam o umbigo para fritar ou limpam os túbaros do porco com os quais se faz um belo petisco!


Depois de limpo, o porco é pendurado e o matador passa a abri-lo a fim de lhe tirar as tripas as quais, depois de devidamente escolhida e lavadas, vão servir para fazer as morcelas e as chouriças de carne e buchanas.




Este porco tinha cá um bucho (bexiga)!



Para acabar o serviço retiram-se os "bofes" (pulmões), o coração e as banhas.



Finalmente, podemos comer o umbigo do porco que antes havia sido cortado do mesmo e que depois foi preparado pelas cozinheiras!

Estas fotografias já têm cerca de 15 anos e alguns dos fotografados já não fazem parte do nosso convívio diário. Pai, tio Leonel e primo Requeto, onde quer que estejais (e creio que estais bem), um grande abraço!

domingo, 29 de abril de 2007






Na ARICADA, quando os amigos se juntam para beber um copo, perdão, uma funilada, nem a falta de copos os impede de o fazer!


quinta-feira, 19 de abril de 2007

A FESTA DOS DA FREINEDA NA FEIRA MEDIEVAL DE CASTELO MENDO






















Album de Imagens

Podemos agradecer este alegre convívio ao nossso amigo Joaquim, mais conhecido entre nós por Gonçalves (o seu apelido), que nos recebe sempre bem e nos proporciona todos os anos um cada vez melhor repasto!

Mais imagens da Feira Medieval de Castelo Mendo

Animação e música não faltaram...
O Senhor em plena exibição...
Um pormenor interessante da beleza das armas do tempo dos cavaleiros da Idade Média...
Para quem não consegue ler, o cartaz diz "cagadeira"...
Os capacetes à espera do cavaleiro...Outras protecções...
Capacete "das festas" e algumas armas pessoais...
O balde para tirar a água do poço...
Outros utensílios da faina diária...
Os utensílios agrícolas...
Os criados vão arrunando os pertences dos cavaleiros...

terça-feira, 17 de abril de 2007

Feira Medieval em Castelo Mendo


As armas estão prontas para o combate!

Decorreu ontem mais uma feira medieval em Castelo Mendo.
Esveve bem organizada e cada vez mais frequentada pela população local, das redondezas e de longe os quais são cada vez em maior número.

Havia dezenas de vendedores ambulantes, trajados a rigor.

As ruas eram percorridas pelas belas damas e seus cavaleiros, pagens, criados e criadas, músicos, saltimbancos.

O rei e o seu séquito percorreram a aldeia e deslocaram-se ao picadeiro para assistir e presidir ao torneio onde iriam lutar os cavaleiros rivais.

Foi uma festa deveras alegre e concorrida onde o povo se divertiu!

terça-feira, 10 de abril de 2007

DÁ CÁ UMA TRABALHEIRA!





Para a praça ficar bonita é necessário trabalhar.

Aqui ficam alguns instantâneos referentes à Páscoa de 2006!

DÁ TRABALHO MAS FICA BONITA!




Ontem foi dia de Páscoa.

Na Freineda, os jovens mantém uma tradição há décadas, talvez centenas de anos, que é enfeitar a praça e a igreja matriz com nabos e vasos de flores, ambos roubados às pessoas. Estes últimos começam a ser recolhidos durante as semanas anteriores e cuidadosamente guardados até à noite de Sábado de Aleluia. Os nabos são colhidos, naquela noite, no nabal "mais à mão" e transportados em carroças, puxadas por burros ou pelos próprios rapazes.

Depois, é só enfeitar durante a noite. Entretanto, a partir das zero horas de Domingo, alguns dos rapazers encarregam-se de tocar o sino até ao amanhecer!

sexta-feira, 6 de abril de 2007

MORTE NA ESTRADA



Para terminar os meus apontamentos de hoje, não posso deixar de referir o desaparecimento de um "fiel amigo": o Pombo.

O Pombo era um cão, do atrás referido António Figueiredo, que parecia mais esperto que algumas pessoas. Nos dias de patuscada era o primeiro, perdão, o segundo a aparecer (o primeiro era o dono da casa onde se fazia a patuscada e que tinha que abrir a porta).

Nos Domingos ou dias festivos, quando havia "procissão" pelas adegas ele era "o da frente" pois já sabia o caminho que nós havíamos de seguir. Enfim, como alguém diria, estava sempre em todas.

Ontem, à saida de mais uma patuscada, um condutor desconhecido e pouco cuidadoso, teve o desplante de o atingir mortalmente!

DIA DE LAVRAR A VINHA




Para que a Aricada teha razão de existir é necessário cuidar daquilo que dá origem ao vinho: a vinha.

Após o final de ciclo, com a vindima e a fabricação do vinho, vem uma nova época.

O promeiro passo desse ciclo é a poda da videira. Consiste, basicamente, em limpar a planta dos ramos desnecessários deixando apenas aqueles que irão dar uvas na próxima Primavera.

O segundo passo será a lavradela da vinha a fim de eliminar ervas desnecessárias que poderão roubar o alimento à videira. Foi essa actividade que hoje decorreu nas vinhas que produzem para a ARICADA.

Nada melhor, para ilustrar essa actividade, que as imagens do nosso saudoso amigo António Figueiredo a "desarrumar as videiras" com os seus burrros e a do Edgar a lavrar a vinha com o tractor.

PROCISSÃO DO SR. DOS PASSOS



Ontem realizou-se mais uma procissão do Sr. dos Passos na Freineda. Embora, liturgicamente, o acontecimento motivo da procissão se celebre hoje, na Freineda sempre foi na Quinta - feira Santa. O Pároco lá explica como deveria ser mas o povo só fica contente se for assim como acabei de referir!

Alminha do calvário

Na Freineda este património de cariz religioso existe no Caminho do Calvário, junto ao mesmo, no lugar do mesmo nome. Portugal é o único p...